Colaboração nas empresas! Essa pequena frase faz você tremer?

Em muitas empresas existe o medo de incentivar a colaboração interna.

Isso reflete, por exemplo, na constante criação de “falsas” estratégias colaborativas que visam apenas informar ou amenizar uma necessidade do grupo e que não dão espaço para o colaborador falar e dar sua opinião sobre assuntos estratégicos para a organização instalando-se uma Gestão Participativa fake.

Vivemos um momento onde cada vez mais há a necessidade de colaboração. Hoje cada componente de uma organização não pode se portar como uma ilha, isolado e guardando para si toda a informação.

É muito comum encontrar resistência em alguns membros da nossa equipe em Colaborar. Eles insistem que trabalham melhor sozinhos, em alguns casos são até pessoas com excelente formação e conhecimento, mas com dificuldade em trabalhar em equipe. Este comportamento pode ser tolerado mais nunca ignorado, colaboradores que operam isolados podem comprometer em longo prazo todo o planejamento de sucesso de uma empresa.

Por melhor que sejam seus colaboradores eles não podem resolver com sucesso todos os desafios que surgirem no dia-a-dia da sua empresa. Colaboração antes de tudo é um exercício a ser praticado constantemente, visando descobrir a solução de novos problemas e também a melhoria de processos existentes.

O que as empresas buscam cada vez mais é se tornar mais inovadoras e, por conseguinte mais competitivas, pois como sabemos o que é novidade hoje, no dia seguinte pode estar superado.

Algumas organizações já acordaram para este novo mundo de negócios e, portanto, vem organizando seus funcionários em verdadeiros “Times”, focados na colaboração, abolindo a nomenclatura arcaica e passando a chamá-los de “Colaboradores”.

Quer transformar o seu grupo de funcionários em um time de colaboradores? Entre em contato e descubra como podemos colaborar com você e sua empresa.

 

Leave a Reply