Uma das atuações da Colabore é a facilitação de processos de grupo, encontro e eventos de forma colaborativa.
Exploramos a inteligência coletiva, colhendo e organizando os resultados e conteúdos produzidos.

Temos consciência de que nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos e acrescentaríamos ainda, que  “o todo é fruto da interação das partes”, pois o repertório dos indivíduos não se somam simplesmente, mas interagem, gerando resultados que gentilmente surgem da inteligência coletiva.

Os processos participativos possibilitam que as pessoas de um grupo coloquem suas ideias e pontos de vista sobre determinado assunto e cheguem coletivamente em soluções inusitadas de maneira alinhada e consistente.

A Colabore busca e acompanha as iniciativas das organizações – muitas vezes sem sucesso – para obter o comprometimento e o engajamento dos colaboradores. Entretanto, a partir da nossa experiência, constatamos que quando as pessoas são envolvidas em processos nos quais suas contribuições e experiências são valorizadas, elas tornam-se genuinamente comprometidas e implicadas no processo de construção coletiva.

Pode ser aplicado a diversos temas e contextos, em especial podemos destacar:

Integração e Engajamento de Equipes

A integração entre grupos vem sendo uma constante preocupação no mundo corporativo, pois tornar as equipes coesas pode ser um dos fatores que garantirá a saúde da companhia.

A integração vem ganhando espaço, porque isso é uma decorrência da atualidade que exige do homem uma consciência competitiva maior e uma conscientização grupal entre as equipes, as áreas e as funções integradas. A integração entre os grupos tornou-se uma questão estratégica e de sobrevivência para as empresas. Hoje, as organizações precisam multiplicar e sinergizar o que acontece no dia-a-dia. Quando as equipes brigam, elas deixam de agregar valor e não produzem energia positiva.

Colaboradores engajados investem em hora extra, esforço e iniciativa para contribuir para o sucesso da empresa. Eles possuem pensamentos de dono, trazendo entusiasmo, paixão e energia para o trabalho que desenvolvem. Além de motivados, comprometidos e leais, trabalhadores engajados são melhores profissionais, contribuindo para os resultados da empresa.

Iniciativas de engajamento precisam ser únicas, adaptadas às necessidades e motivações de cada individuo. Abaixo 5 maneiras eficazes de impulsionar o engajamento de seu funcionário:
  • Líderes competentes, apaixonados e proativos são essenciais para o engajamento do colaborador. Demonstrar interesse e investir tempo para compreender as necessidades e ambições de seu funcionário ajudará a faze-lo sentir que sua contribuição é valiosa para a empresa.
  • Colaboradores engajados são estimulados a utilizar adequadamente suas habilidades, a fim de progredir profissionalmente.
  • Colaboradores engajados acreditam que o trabalho que desenvolvem é importante e tem valor para a empresa. Eles acreditam estar contribuindo para algo significativo e se orgulham de seus esforços.
  • Para manter um colaborador motivado a dar seu melhor pela empresa é importante que eles saibam que seus esforços serão reconhecidos e recompensados.
  • Empresas que colhem os benefícios de um time engajado entendem que os colaboradores são seu maior patrimônio.

Onde há equipes desmotivadas ou fragmentadas, construímos junto com o cliente, encontros e oficinas de integração e engajamento, em que, por meio de ferramentas de colaboração e diálogo, as pessoas podem criar soluções para melhorarem sua atuação coletiva.

Inovação em Reuniões, Eventos, Conferências e Congressos

Realizar eventos corporativos para os clientes ou para os colaboradores é uma ação que sempre está presente no cronograma das empresas. Todo ano tem um workshop, uma premiação de equipes que bateram metas, um lançamento de um novo produto para os clientes ou uma confraternização de final de ano. Os eventos corporativos são sempre muito aguardados e geram muitas expectativas em seus convidados, pois todos esperam algo novo, diferente do que foi realizado no ano passado.

Fazer diferente, inovar, surpreender é o que toda empresa pretende ao realizar o seu evento, no entanto, como fugir do evento corporativo tradicional?

Em um mundo totalmente conectado, com informações disponíveis em todo lugar, as pessoas conhecem um pouco de tudo, ou muito de tudo. E a vontade de experimentar, compartilhar e vivenciar se torna uma constante. Mas quem tem tempo para viver isto tudo?

Conciliando as duas variáveis: a empresa querendo inovar em seus eventos a as pessoas querendo sempre experimentar coisas novas.

Tornar reuniões, eventos, conferências e congressos mais estimulantes com espaços para acesso à inteligência coletiva e para a criatividade. A partir dos interesses de cada participante e por meio de metodologias específicas promovem verdadeiras construções coletivas.